O Plano de Negócios da Petrobras será anunciado apenas em dezembro, informou nesta segunda-feira, 24, ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o diretor de desenvolvimento da produção e tecnologia da estatal, Hugo Repsold. Segundo ele, o plano trará as plataformas que serão instaladas em Búzios 5, cuja licitação para construção das unidades deverá ficar para 2021.

continua após a publicidade

“A produção está numa rampa ascendente, ano que vem vai aumentar”, disse Repsold sobre a produção de petróleo da companhia em 2019, quando se espera a entrada de várias plataformas e aumento de cerca de 10% na produção.

continua após a publicidade

Este ano, apesar de queda de 0,8% da produção de petróleo em julho, a estatal prevê atingir a meta de 2,7 milhões de barris diários no final do ano. O preço do petróleo, que nesta segunda atingiu a máxima dos últimos quatro anos ao ser cotado a US$ 80 o barril (intraday), é um motivador para garantir os planos de crescimento da Petrobras, lembrou Repsold.

continua após a publicidade

Repsold contou que a plataforma P-77 da Petrobras já deixou o estaleiro da China e está a caminho do Brasil, onde deve chegar em cerca de três meses. A P-77 será instalada no ano que vem no campo de Búzios 4, na bacia de Santos, onde já estão instaladas as plataformas P-74 (em produção) e a P-76 (ancorada).

Todas têm capacidade de produzir 150 mil barris diários de petróleo, assim como a P-76, que está saindo de um canteiro de obras no Brasil em direção ao campo.