O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia cresceu 0,8% entre janeiro e outubro, superando as expectativas, apesar de uma queda nos investimentos de capital, segundo dados oficiais.

O resultado veio acima da previsão de alta de 0,3% para todo o ano de 2014, que representaria o pior desempenho da economia russa desde 2000, o primeiro ano em que Vladimir Putin foi presidente, excluindo-se 2009, quando houve contração do PIB local em meio à crise financeira global.

Detalhes dos dados, porém, mostram que a guerra de sanções entre Moscou e o Ocidente está afetando a economia da Rússia.

Números do serviço federal de estatísticas mostram que os investimentos de capital recuaram 2,9% em outubro ante igual mês do ano passado, após registrarem queda de 2,8% em setembro. Nos últimos meses, o rublo atingiu mínimas históricas, levando as empresas a economizar recursos e a converter rublos em dólares em euros, em vez de investir em projetos futuros.

As vendas no varejo, por sua vez, tiveram alta anual de apenas 1,7% em outubro, após avançarem 3,3% um ano antes. Fonte: Dow Jones Newswires.