PIB revisado da Itália aponta alta de 0,3% no trimestre

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Itália no terceiro trimestre deste ano foi revisado para 0,3%, em comparação com o segundo trimestre, informou hoje o escritório de estatísticas do país, o Istat. O avanço foi maior que o 0,2% calculado anteriormente. A produção industrial do país em outubro, no entanto, surpreendeu negativamente, com uma queda de 0,1%.

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, o PIB da Itália cresceu 1,1%, mais que a expansão de 1,0% estimada antes. Segundo o Istat, os dados são ajustados sazonalmente e pelos dias úteis. Economistas previam que o crescimento trimestral de 0,2% seria confirmado.

No terceiro trimestre, os investimentos fixos subiram 0,9% ante o segundo trimestre e 5,0% ante o mesmo período do ano passado. O consumo doméstico final aumentou 0,2% no trimestre e no ano, enquanto os gastos do setor público caíram 0,2%. As importações subiram 4,7% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, enquanto as exportações aumentaram 2,8%. Em termos anuais, as importações cresceram 11,3% e as exportações avançaram 8,7%.

O Istat informou ainda que a produção industrial da Itália caiu 0,1% em outubro ante setembro, quando havia sido registrada queda de 2,1%. Em relação a outubro do ano passado, em termos ajustados pelo número de dias úteis, a produção industrial subiu 2,9%, uma desaceleração depois da alta de 4,4% em setembro. O dado de setembro foi revisado e havia sido calculado em 4,1%. Economistas esperavam aumento de 0,6% na produção em outubro ante setembro e de 4,8% ante outubro de 2009. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo