PIB revela economia sem recuperação em 2012, vê Fiesp

O baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) já era esperado pela Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “É mais um indicador de que a economia brasileira não conseguirá se recuperar este ano”, disse o presidente da entidade, Paulo Skaf, em nota distribuída à imprensa nesta sexta-feira.

Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o crescimento do PIB no primeiro trimestre foi de 0,2% na comparação com o último trimestre de 2011.

A Fiesp avalia que as mudanças no câmbio e na taxa básica de juros deverão trazer efeitos positivos, mas ainda assim o crescimento do País ficará entre 2% e 2,5% em 2012.

“O governo deve agir no sentido de reduzir os custos de se produzir no Brasil: custo de capital, tributação, preço da energia e do gás, disponibilidade de infraestrutura. Sem isso, a economia brasileira terá grandes dificuldades de voltar a crescer de forma sustentada”, afirmou Skaf.

Para a entidade, o crescimento de 1,9% do desempenho da indústria de transformação com relação ao trimestre anterior contrasta com outros dados também divulgados pelo IBGE. A entidade citou as quedas na produção física da atividade industrial e nos investimentos, de 0,5% e 1,8%, respectivamente, e a expectativa de crescimento negativo para a indústria de transformação, entre 0 e -0,5%.