PIB mostra que Brasil não está imune à crise, diz Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (10), por meio de sua assessoria de imprensa, que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2008 mostrou que o Brasil não está imune à crise no mercado globalizado. Segundo ele, a queda de 3,6% do PIB do último trimestre em relação ao período anterior foi fortemente influenciada por ajustes de estoques em alguns setores.

Apesar disso, Meirelles afirmou que o crescimento de 5,1% no ano mostra que a economia brasileira tem fundamentos sólidos, o que vai ajudar o País a sair mais rapidamente da crise. Veja a íntegra da nota com as declarações do presidente do BC:

“O resultado do PIB do quarto trimestre, divulgado hoje pelo IBGE, mostrou que a economia brasileira não está imune à crise no mercado globalizado. Apesar da queda do último trimestre, fortemente influenciada por ajuste de estoques em alguns setores, o crescimento do PIB de 5,1% em 2008, impulsionado pela demanda doméstica e crescimento da renda, mostra que economia brasileira tem fundamentos econômicos sólidos. Isto ajudará na retomada, fazendo com que o Brasil tenha condições de sair mais rapidamente da crise.”

Voltar ao topo