PIB grego do 1º trimestre é revisado em baixa

A economia da Grécia registrou contração de 1% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre do ano passado, maior do que o previamente calculado, segundo revisão dos dados divulgados anteriormente, quando estimou-se queda de 0,8%. Em base anual, o Serviço Nacional de Estatísticas disse que o PIB da Grécia caiu 2,5% no primeiro trimestre, levemente pior em relação à contração de 2,3% avaliada anteriormente.

Os investimentos brutos em ativos fixos caíram 14,6% em base anual no primeiro trimestre, enquanto o consumo total cedeu 0,7%, refletindo desaceleração no consumo público de 9% em termos anuais. O déficit comercial recuou 15,8%, após as importações cederem 6,6% e as importações caírem 0,5%.

“Os números não mostram aceleração real na contração econômica, embora espere que se deteriore nos próximos dois trimestres”, disse o economista-chefe do National Bank of Greece, Nikos Magginas. “Como o previsto, os investimentos e o consumo público pesaram no dado, mas houve uma surpresa positiva na resiliência do consumo privado, que cresceu 1,5% em comparação ao ano passado, e as exportações, que se sustentaram muito bem”, acrescentou.

Portugal

A economia de Portugal registrou expansão no primeiro trimestre de 1,1% em relação ao quarto trimestre do ano passado, refletindo elevação nos gastos dos consumidores e nas exportações, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE, em inglês). Os números superam a prévia divulgada anteriormente. Em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, a economia de Portugal cresceu 1,8%, revertendo contração de 1% registrada no quarto trimestre, em base anual. Foi a primeira expansão anual em seis trimestres.

Na prévia, o governo havia calculado crescimento trimestral de 1% e anual de 1,7% no primeiro trimestre. Os gastos com consumo avançaram 2,7% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e as exportações subiram 8,5%. As importações cresceram 5,2%. A economia portuguesa cresceu em três dos últimos quatro trimestres. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo