Indicadores

PIB do Paraná ultrapassa o do RS em 2013 e é o quarto maior do país

A economia do Paraná ultrapassou em 2013 o Rio Grande do Sul e se tornou a quarta maior do país. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo IBGE e pelo Ipardes, o Produto Interno Bruto (PIB) paranaense cresceu 5,6% em 2013, acima da média nacional de 3%. Com isso, sua participação na geração nacional de riquezas passou de 5,9% em 2012 para 6,3% no ano seguinte.

O Paraná era a quinta economia do país desde 1949. Em 2013, uma combinação de fatores positivos permitiu que o estado desse um salto em sua participação no PIB nacional: uma safra agrícola “cheia”, impulsionada pelo clima favorável, e a elevada produção de energia elétrica, também ajudada pelas chuvas. A fatia do Rio Grande do Sul também cresceu, mas em um ritmo menor: sua participação passou de 6% em 2012 para 6,2% em 2013.

Em 2013, o Paraná também ficou na liderança na participação da produção agrícola, respondendo por 12,5% do total nacional (uma alta de 1,4 ponto porcentual desde 2010). O estado ficou na quarta colocação no ranking da produção industrial, com participação de 6,6% (alta de 0,6 p.p.), e em quinto no do setor de serviços, com uma fatia de 5,7% (alta de 0,3 p.p.).

IBGE e Ipardes não fazem projeções sobre o comportamento do PIB estadual em 2014 para avaliar se a “tomada” do quarto lugar será sustentável no longo prazo. Mas, para o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Junior, o Paraná tem boas condições de manter essa colocação.

“Acredito que o Paraná tem uma condição de recuperação mais rápida quando ocorrer a normalização da economia brasileira. O nosso mercado de trabalho recuou menos que o mercado de trabalho brasileiro, e o Paraná exporta proporcionalmente mais que o Brasil, o que favorece o estado nesse novo contexto do câmbio”, diz o economista, referindo-se à alta do dólar nos últimos meses, teoricamente favorável aos exportadores.

Voltar ao topo