O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) projeta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, em 2008, de 5,8%. A expectativa já conta com a provável desaceleração da economia no último trimestre deste ano.

continua após a publicidade

O incremento do PIB do Brasil deve alcançar 5,2% em 2008. O crescimento paranaense baseia-se na continuidade da forte expansão, iniciada em 2007, e o momento favorável da economia até a crise financeira mundial.

Segundo o presidente do Ipardes, Carlos Manuel dos Santos, houve uma convergência de fatores que favoreceram este crescimento: renda maior, mais geração de empregos, oferta de crédito e desvalorização do dólar ante o real.

Verificou-se um crescimento descentralizado, em diferentes segmentos. De acordo com ele, ainda não é possível dimensionar os efeitos da crise que está em andamento nos resultados da economia em 2008.

continua após a publicidade

As projeções do Ipardes indicam também um crescimento, em relação a 2007, de 7,8% na produção de grãos; 10,9% na produção industrial (até setembro); 7,7% no volume de vendas no varejo (até setembro); e 30,2% nas exportações (até outubro).

Os destaques para o aumento na produção industrial foram os automóveis, máquinas agrícolas e material elétrico. No comércio varejista, o crescimento foi alavancado por móveis, eletroeletrônicos e material de informática. Segundo Júlio Suzuki, coodenador de conjuntura do Ipardes, o aumento da produção agrícola e a melhora dos preços deram mais folêgo às exportações.

Fábio Alexandre
Carlos Manuel: convergência positiva de fatores.
continua após a publicidade

O Ipardes também apresentou ontem o comparativo das projeções do instituto com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados recentemente, do PIB de 2006. O resultado do Paraná foi de 2% e superou a expectativa de 1,4% do Ipardes.

Naquele ano, o Estado cresceu menos do que a média do País, de 4%. O desempenho teve a influência negativa dos problemas no agronegócio, prejudicado pela forte estiagem.

Em 2006, na comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 5,1% na produção de grãos e 2,9% no volume de vendas no comércio varejista. A produção industrial teve retração de 1,6%, influenciada pela valorização do câmbio e por medidas tomadas pela indústria automotiva, como a transferência de linhas de produção.

“Isto mostra que o desempenho ruim de 2005 e 2006 não foi algo estrutural. Decorreu de fatores de ordem conjuntural, com a crise agrícola e estratégias empresariais”, ressalta Suzuki.

Sobre 2007, a expectativa do Ipardes é de crescimento de 6% no PIB do Paraná, sobre 5,4% do País. A projeção leva em consideração a forte aceleração da atividade econômica, recuperação da renda no meio rural e a não interferência de fatores externos.

A produção de grãos deve alcançar um aumento de 25,8% em comparação a 2006. Crescimento também poderá ser verificado na produção industrial (6,7%), volume de vendas no comércio varejista (7,1%) e nas exportações (23,3%, com a recuperação dos preços das commodities).