PIB do México cresce 2,6% no primeiro trimestre na comparação anual

A economia do México acelerou no primeiro trimestre do ano, com expansão generalizada entre os três segmentos em relação ao último trimestre de 2015, informou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas local.

O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,8% na base ajustada ante o quarto trimestre e 2,6% em relação ao ano anterior. Analistas consultados pelo Wall Street Journal previam alta de 0,7% trimestral e 2,5% ante o ano anterior.

Os serviços cresceram 0,8% na comparação com o quarto trimestre e 3,7% sobre o ano anterior. Já a produção industrial cresceu 1,2% na comparação com os últimos três meses de 2015 e 0,4% na comparação anual.

A economia do México se expande a 11 trimestres consecutivos, embora o crescimento tenha ficado perto de 2,0%, abaixo das expectativas do governo e da iniciativa privada.

“Não apenas o México vem ficando abaixo das expectativas desde 2013, mas o desapontamento tem sido maior do que em relação a outras economias”, escreveram analistas do Bank of America Merril Lynch, em nota.

De acordo com estimativas de economistas compiladas pelo Banco do México, a economia local deve expandir 2,4% este ano, após crescer 2,5% em 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo