PIB de 2015 da França é revisado em alta, de +1,1% para +1,2% ante 2014

Paris, 25 (AE) – O Produto Interno Bruto (PIB) da França avançou 1,2% em 2015 na comparação com o ano anterior, bem acima do crescimento de 0,2% registrado em 2014. Anteriormente, o instituto oficial de estatísticas do país, o Insee, havia calculado o crescimento econômico francês no ano passado em 1,1%, mas revisou para cima o dado nesta sexta-feira.

No quarto trimestre, o PIB francês cresceu 0,3% ante o trimestre anterior na leitura final de hoje, resultado em linha com a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Na comparação anual, o PIB avançou 1,4% no quarto trimestre, também conforme o esperado.

O ministro da Economia da França, Michel Sapin, disse em entrevista na TV após a divulgação dos dados que espera que o crescimento econômico do país acelere mais neste ano.

Também nesta sexta-feira, o Insee informou que o déficit orçamentário francês recuou para 3,5% do PIB do país em 2015, de 4% em 2014. A meta do governo francês era que o déficit ficasse em 3,8% do PIB no ano passado.

Em 2014, o presidente François Hollande passou a enfatizar mais o corte de gastos públicos em vez de altas nos impostos, para reduzir o déficit do país. Hollande também usou parte do ganho oriundo dos cortes de gastos para criar uma isenção fiscal de 40 bilhões de euros (US$ 44,67 bilhões) para encorajar contratações no país.

O déficit orçamentário da França, porém, é o mais alto na zona do euro. A França é um dos países do grupo que ainda excedem o limite de déficit definido pela União Europeia de 3% do PIB nacional. Com o déficit acima de 3% do PIB, a dívida pública francesa continuou a subir no ano passado e atingiu 95,7% do PIB, de 95,3% do PIB no ano de 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo