PIB da zona do euro tem contração recorde no trimestre

A economia da zona do euro registrou sua maior contração desde que os números começaram a ser registrados, em 1995. No primeiro trimestre de 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) dos 16 países europeus que compartilham o euro teve queda de 2,5%, na comparação com o último trimestre do ano passado, e de 4,6% em relação aos três primeiros meses de 2008.

Economistas esperavam retração de 2,2% em relação ao quarto trimestre e de 4,1% na comparação com o ano anterior.

Países

O PIB da Alemanha teve contração de 3,8% no primeiro trimestre de 2009, em termos reais, em comparação ao quarto trimestre do ano passado, a maior desaceleração da atividade econômica alemã desde que os registros começaram a ser colhidos, em 1970. A queda superou a previsão dos economistas, de contração de 3,2%.

A contração do PIB alemão no primeiro trimestre deste ano foi a quarta trimestral consecutiva, reforçando as projeções de que a maior economia da zona do euro irá registrar contração de até 6% este ano.

Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB alemão teve contração de 6,9%, ajustado ao número de dias trabalhados em cada ano.

Na França, a economia francesa contraiu 1,2% no período entre janeiro e março deste ano em relação aos últimos três meses do ano passado, refletindo forte desaceleração dos investimentos e das exportações, segundo dados preliminares do Insee. Em comparação ao primeiro trimestre de 2008, o PIB francês caiu 3,2% no primeiro trimestre de 2009.

A contração trimestral francesa ficou em linha à previsão dos economistas. Para o dado anual, os economistas haviam previsto queda de 2,5%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo