PIB da zona do euro fica estagnado no 4º trimestre

A economia da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda) parou de crescer nos últimos três meses do ano passado em comparação com o terceiro trimestre e teve contração de 2,2% em relação ao mesmo período de 2008, segundo a Eurostat. O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro foi revisado em relação ao crescimento de 0,1% ante o terceiro trimestre e o declínio de 2,1% ante o quarto trimestre de 2008 informados anteriormente.

A zona do euro havia tido expansão na economia no terceiro trimestre, depois da contração registrada nos cinco trimestres anteriores. No entanto, a recuperação perdeu força no fim do ano passado, conforme os gastos dos consumidores se estagnaram e os investimentos diminuíram.

Todos os cinco países que os investidores identificam como economias com problemas de dívida tiveram contração no quarto trimestre. A economia da Irlanda diminuiu 2,3% em relação ao terceiro trimestre, a da Grécia caiu 0,8%, a de Portugal recuou 0,2%, a da Espanha perdeu 0,1% e a da Itália teve contração de 0,3%. O PIB de Alemanha se estagnou. Sem a expansão de 0,6% na França, a zona do euro poderia ter voltado para a recessão.

Nos 27 países da União Europeia, o PIB cresceu 0,1% no quarto trimestre, ante o terceiro, e caiu 2,3% ante o mesmo período de 2008. A Eurostat afirmou que o PIB da zona do euro teve contração de 4,1% em todo o ano passado, enquanto o da União Europeia caiu 4,2%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo