economia

PIB alemão cresce 0,6% no 2º trimestre

A economia da Alemanha teve uma inesperada desaceleração no segundo trimestre, ainda que discreta e após exibir desempenho mais forte do que inicialmente estimado no início do ano.

Dados da agência de estatísticas da maior economia europeia, a Destatis, mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 0,6% entre abril e junho em relação aos três meses anteriores, ou 2,5% em termos anualizados. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam avanço um pouco maior, de 0,7%, o que se traduziria numa taxa anualizada de 2,8%.

Isso significa que a Alemanha ficou ligeiramente atrás dos EUA, que teve expansão anualizada de 2,6% no mesmo período, mas superou o crescimento geral da zona do euro, de 2,3%.

De qualquer forma, a economia alemã mostrou sólido desempenho nos primeiros seis meses do ano. A Destatis revisou para cima seu cálculo de expansão do primeiro trimestre, de 0,6% para 0,7%.

Na comparação anual, o PIB alemão cresceu 2,1% no segundo trimestre, superando a projeção do mercado, que era de alta de 1,9%. O resultado anual do primeiro trimestre também passou por revisão, de avanço de 1,7% para acréscimo de 2%.

De acordo com a Destatis, a Alemanha foi impulsionada no último trimestre principalmente pela demanda doméstica, uma vez que os gastos das famílias e do governo aumentaram de forma notável. Já o comércio externo foi um fator negativo, com as importações subindo em ritmo mais forte do que as exportações ante os três meses anteriores. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo