Petróleo e gás encontrados no litoral paulista

Rio

– A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou ontem duas descobertas de petróleo e gás feitas pela Petrobras. A de gás natural foi feita no litoral paulista, a 120 quilômetros de Ilhabela, em um bloco chamado BS-400. A outra, de petróleo, está na Bacia de Campos, litoral norte do Estado do Rio, próxima a Marlim Leste, campo em fase de desenvolvimento da produção.

O óleo encontrado, porém, é extremamente pesado – mais difícil de extrair e com menor valor de mercado. Segundo nota distribuída pela ANP, a amostra analisada pela estatal tem 14º API (sigla para American Petroleum Institute, medida internacional de qualidade de petróleo). Para se ter uma idéia, um dos óleos mais pesados produzidos no Brasil, no campo de Marlim, tem 20º API. O petróleo Brent, referência mundial de preços, oscila em torno dos 35º API.

A Petrobras ainda não dimensionou os volumes de óleo encontrados no local. Segundo a agência, a proximidade com o campo de Marlim Leste pode facilitar a produção, pois as duas reservas podem usar a mesma infra-estrutura de produção e de escoamento.

Voltar ao topo