Brasília – Não há novo plano de investimentos na Bolívia no curto prazo, informou nesta terça-feira (26) o diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. Pela manhã, a estatal concluiu a transferência da totalidade das ações que possuía nas refinarias Gualberto Villaroel e Guilhermo Elder Bell, localizadas nas cidades de Cochabamba e Santa Cruz, respectivamente.

continua após a publicidade

O maior investimento da Petrobras na Bolívia, segundo Cerveró, ainda é a produção e exploração de gás. Acordo fechado no final do ano passado com o presidente Evo Morales garante a continuidade da entrega de gás para o Brasil, lembrou: ?Nós fizemos um acordo que garante, pelo menos, o retorno dessa atividade nossa?.

Sobre a possibilidade de novos investimentos, o diretor enfatizou que eles dependerão da nova realidade tributária naquele país e também das condições de mercado para o gás no Brasil e na Argentina, que são os grandes compradores de gás boliviano.

?Se dentro dessas novas condições tributárias e o mercado, demandando uma quantidade maior, com remuneração melhor, viabilizar esses investimentos, nós vamos fazer. Mas depende de uma nova análise?, disse.

continua após a publicidade