Petrobras lança gasolina ecológica

A mesma tecnologia da gasolina utilizada nas competições da Fórmula 1 agora pode ser encontrada em um novo produto em postos de Curitiba e Londrina. A Petrobras apresentou ontem, na capital, a gasolina Podium, que promete melhorar a performance dos motores, além de ter um menor impacto ambiental -por possuir menor teor de enxofre -, e índice pequeno de depósito nos motores. O novo produto já está sendo vendido em São Paulo por um preço médio de R$ 2,09 o litro, valor que deverá ser seguido por outros centros.

De acordo com o gerente de desenvolvimento de produtos da área de marketing da empresa, Frederico Kremer, a nova gasolina antecipa as tendências mundiais de exigências dos consumidores, e também de um padrão ambiental que a Europa e os Estados Unidos só exigirão a partir de 2005. O maior desempenho do motor, comenta Kremer, está ligado a maior octanagem (95 octanas – índice detonante), superior a todas as gasolinas vendidas no País, “que permite que os veículos de alto desempenho tenham melhor resposta de suas máquinas, principalmente em situações de retomada de velocidade”. A Podium foi testada por um período de cinco meses. Ela irá substituir a gasolina Premiun nos postos onde for oferecida, mas não entrará no lugar do produto dentro da rede Petrobras, garante o gerente regional da BR Distribuição para o Paraná e Santa Catarina, Henrique Ribeiro Arthur.

O gerente comentou que ela não deverá ser alvo de adulterações – prática que gira em torno de 9% a 10% no Paraná -, pois terá a garantia do programa De Olho no Combustível, que assegura a qualidade da gasolina da distribuidora até o posto. Arthur comentou ainda que nos mercados que a Podium já foi implantada o consumo aumentou em mais de 100%. A Podium já está disponível nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Belo Horizonte, e agora em onze postos em Curitiba e dois de Londrina.

“Acreditamos que isso (o aumento do consumo) irá acontecer aqui em Curitiba também, pois atende bem às tendências de modernidade da chamada ?capital ecológica?”, disse o gerente. A diferença da gasolina Podium para a gasolina comum varia em torno de R$ 0,20 por litro.

Voltar ao topo