Petrobras e FUP negociam participação nos lucros

Representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) reúnem-se novamente nesta quinta-feira (24) com a Petrobras na tentativa de chegar a um acordo sobre a participação nos lucros a ser paga aos trabalhadores da estatal. Ontem, foi realizada uma reunião entre a entidade e a empresa, mas não houve consenso. A Petrobras apresentou proposta oferecendo 15% do que distribuiu em dividendos aos acionistas, mas os petroleiros lembraram que a lei permite que seja até 25%.

A FUP informou que enviou nesta quarta-feira (23) pela manhã representantes a Brasília para se reunirem com o ministro de Planejamento, Paulo Bernardo, e com o chefe da Secretaria Geral da República, Luís Dulci. Eles cobraram que as negociações se baseassem no previsto na legislação. Ainda segundo a FUP, a visita foi motivada por alegações da Petrobras de que estaria limitada por regras do Departamento de Empresas Estatais do governo federal. Segundo a FUP, é aguardada a apresentação de uma nova proposta por parte da Petrobras.

Para esta sexta-feira (25) está prevista uma reunião do Conselho Consultivo da FUP para discutir a possibilidade de uma greve dos petroleiros, com a parada de produção do refino de petróleo. Na segunda-feira da semana passada (dia 14), os sindicalistas conseguiram suspender a produção da Petrobras em 13 plataformas. A greve durou cinco dias (até a sexta-feira passada, dia 18), mas a Petrobras acionou seu plano de contingência, contendo a queda na produção ainda no primeiro dia da paralisação.

Voltar ao topo