Petrobras confirma óleo leve no pré-sal de Santos

A Petrobras confirmou nesta quarta-feira (10) ter encontrado óleo leve na camada pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com fato relevante divulgado pela estatal, a estimativa de volume da reserva (de óleo recuperável) é de 3 bilhões a 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural.

O poço, denominado Iara, localiza-se ao norte do campo de Tupi, a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.230 metros. O óleo tem densidade entre 26º e 30º API, numa área de cerca de 300 km². A profundidade final atingida foi de 6.080 metros.

Á área é explorada pelo consórcio formado por Petrobras (65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), dentro do bloco BM-S-11, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. “Quando do anúncio da descoberta de óleo leve em 7 de agosto de 2008 em Iara, o poço ainda encontrava-se em perfuração na busca de objetivos mais profundos”, explica a nota da Petrobras. No caso do campo de Tupi, a estimativa da reserva é entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural. Segundo a Petrobras, a descoberta foi comunicada hoje à Agência Nacional de Petróleo (ANP).