Petrobras cancela corte no diesel

Brasília – O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse que cancelou um corte no preço do óleo diesel por causa da decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de reduzir a produção na semana passada. Segundo ele, a alta nas cotações internacionais causada pela decisão da Opep não provocará aumento de preços de derivados de petróleo no Brasil por enquanto. “Estávamos estudando a possibilidade de uma diminuição do preço do óleo diesel, mas em função desse aumento resolvemos não fazê-la.” Segundo Dutra, “antes da decisão da Opep, o preço do óleo diesel no Brasil estava um pouco acima do mercado internacional”, mas ele não quis dizer de quanto seria a redução.

Dutra disse também que, até o início do ano que vem, terá uma lista de Estados finalistas na concorrência pela instalação de uma nova refinaria da Petrobras. “Nossa expectativa é de que até o fim do ano, ou início do ano que vem, se não chegarmos à definição de qual Estado vai ser, podemos pelo menos afunilar possíveis candidatos em função da análise técnica que vamos fazer.” Segundo Dutra, todos os Estados em que os governadores manifestaram desejo de ter a refinaria serão analisados, “o que dá um total de 12 hoje”.

O presidente da Petrobras defendeu que a empresa reajuste seus preços mais freqüentemente, conforme o mercado for amadurecendo. “À medida em que seja incorporada à própria cultura dos brasileiros que petróleo e todos os seus derivados são commodities, que vivemos num mercado livre – e conseqüentemente o preço praticado aqui deva ser um preço competitivo de acordo com o mercado internacional -, então podemos chegar a uma situação mais próxima do que acontece hoje em outros países.”

Voltar ao topo