Petrobras anuncia reserva de óleo leve em águas rasas

A Petrobras anunciou no final da tarde desta sexta-feira (26) a existência de cerca de 150 milhões de barris de óleo leve no bloco BM-S-40, localizado em águas rasas ao sul da Bacia de Santos. Em nota, a estatal informou que comprovou a presença de óleo no poço 1-BRSA-658-SPS (1-SPS-57), o segundo perfurado na área acima da camada de sal.

Segundo a Petrobras, essa descoberta confirma o bom potencial de óleo leve nas porções de águas rasas daquela bacia. A Petrobras detém 100% da concessão do bloco, localizado a cerca de 200 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d’água de 274 metros. O reservatório fica, também, distante 9,3 quilômetros da primeira descoberta feita ali, no prospecto de Tiro, que foi anunciada em maio deste ano.

De acordo com a companhia, os reservatórios descobertos são do tipo arenoso e estão situados a aproximadamente dois mil metros de profundidade. A produtividade dos reservatórios será avaliada imediatamente. As dimensões das descobertas feitas por esses poços só serão definidas após plano de avaliação que será proposto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme determina o contrato de concessão BM-S-40.