Pesquisar preço de material escolar é indispensável

Com a volta às aulas se aproximando, os pais já lotam as lojas em busca do material listado pelas escolas. Em virtude dessa procura, o Procon-PR dá dicas oportunas para quem quer economizar e antecipa: a pesquisa de preços é fundamental para garantir a compra do material mais barato. Lição, esta, que muitos pais demonstram já ter aprendido e garantem fazer diferença na hora de fechar a conta.

De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, o primeiro passo para a compra do material escolar é avaliar o que pode ser aproveitado do ano passado. ?Eliminado da lista o que não precisa ser comprado, daí é hora de fazer pesquisa de preços, o que é de suma importância, já que os preços variam muito de estabelecimento para estabelecimento?, avisa.

O Procon realiza pesquisas anualmente sobre os itens básicos que compõem a lista de materiais escolares. A deste ano englobará os preços praticados em até doze estabelecimentos de Curitiba e deve ser divulgada até esta sexta-feira (25) no site do órgão, o www.pr.gov.br/proconpr. Mesmo assim, para quem não pretende esperar até lá para conferir, vale saber: ?A exemplo das outras pesquisas, a variação deve ser grande, com diferenças de 30%, 70%, 110% nos valores?, antecipa a coordenadora.

Dicas

Mas a economia na hora da compra também depende de outras condicionais. Uma dica é não levar os filhos junto, estratégia que a auxiliar de serviços internos Suzana dos Santos Souza garante que dá certo. ?Se ela (a filha) vier, escolhe os produtos de personagens, bem mais caros?, explica. A mãe chegou a encontrar diferença de até R$ 3 entre um caderno pequeno com o desenho que a filha queria em relação a outro da mesma marca, mas sem o personagem.

Outra recomendação é tomar cuidado com os parcelamentos. Segundo Ivanira Pinheiro, deve-se verificar a taxa de juros e não apenas o valor da parcela, comparando o preço final dos parcelamentos com o valor à vista. Ao que a comerciante Jeanine Putti antecipa: ?O melhor mesmo é pagar à vista; dá mais tranqüilidade ao longo do ano, além da possibilidade de pedir um desconto?, indica.

E lá vai mais uma recomendação: comprar o material da marca que a escola pede ou no local onde a lista exige não é uma obrigação. ?O consumidor tem possibilidade de pesquisar e comprar onde quiser?, diz a coordenadora do Procon. A atendente Liana Carla da Cruz completa: ?Vou na marca de qualidade, mas não na mais cara. Hoje tem muita variedade de produtos e lojas e isso permite escolher mais, sem abrir mão de um bom produto?. 

Voltar ao topo