Pesquisa revela que Paraná lidera safra de grãos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem a primeira projeção da safra agrícola de 2009 para as grandes regiões brasileiras. Na região Sul, onde o Paraná lidera a produção de grãos, a previsão é de normalidade na colheita que tende a repetir o bom resultado de 2008, em condições normais de clima. Neste ano, a safra paranaense deverá atingir 31,6 milhões de toneladas, volume consolidado pelo bom desempenho da segunda safra de milho e do trigo.

De uma safra total de 140,8 milhões de toneladas previstas para o País no próximo ano, a região Sul deverá contribuir com 60,5 milhões de toneladas, quase a metade da produção nacional.

Para esse primeiro prognóstico não foram incluídos todos os estados da federação por força do calendário agrícola, que ainda não dispõe das estimativas de produção.

O destaque para o Paraná é a projeção de aumento de 44,2% na produção de feijão das águas da safra 2009. Segundo a projeção do IBGE para o mês de outubro, em 2008 foram produzidas 413.378 toneladas de feijão e para o próximo ano está prevista a colheita de 596.172 toneladas.