Pesquisa do IBGE aponta desemprego recorde

A taxa de desemprego no mês de dezembro, último do governo de Fernando Henrique Cardoso, foi de 10,5%, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa é que o número de pessoas desocupadas em dezembro do ano passado foi de 2,118 milhões. Desse total, 51,8% são mulheres.

A variação do mês passado foi calculada pela nova metodologia da pesquisa mensal de emprego do instituto e ficou abaixo da taxa de novembro, que foi de 10,9%. Novembro foi o primeiro mês em que o IBGE divulgou oficialmente o nível de desocupação da população utilizando a nova metodologia.

Entre janeiro e dezembro de 2002, a taxa média de desemprego foi de 11,7%, de acordo com o nova metodologia. Pelo método antigo, o ano de 2002 ainda não está fechado pois o IBGE não calculou a variação do desemprego em dezembro.

Mas, até novembro, a taxa média de desemprego calculada pelo IBGE pela metodologia antiga, é de 7,3% em 2002. Esse percentual, que ainda não computa dezembro, é superior aos 6,2% registrados em 2001. Pelo novo método, essa comparação não é possível pois em 2001 a nova pesquisa ainda não estava sendo feita.

Idade

Por faixa etária, a pesquisa mostra que a participação das pessoas entre 10 e 14 anos de idade no mercado de trabalho foi de 0,6%. Os jovens entre 15 e 17 anos representaram 8,5% e os de 18 a 24, 35,3%. Os desempregados entre 25 e 49 anos corresponderam a 48,9% do total e os com 50 anos ou mais, 6,7%.

De acordo com o IBGE, o total de pessoas economicamente ativas em dezembro do ano passado foi de 20,198 milhões nas seis regiões pesquisadas, sendo que 56,3% eram homens.

Por faixa etária, a pesquisa mostra que a participação das pessoas entre 10 e 14 anos de idade no mercado de trabalho foi de 0,4%. Os jovens entre 15 e 17 anos representaram 2,8% e os de 18 a 24, 19,1%. Os desempregados entre 25 e 49 anos corresponderam a 62,5% do total e os com 50 anos ou mais, 15,2%.

De novembro para dezembro o número de pessoas economicamente ativas caiu 1,2%.

Pesquisas

A nova pesquisa mensal de emprego do IBGE começou a ser produzida em outubro de 2001, paralelamente à antiga. Os primeiros resultados da pesquisa baseada na nova metodologia foram divulgados em dezembro do ano passado e se referiam a variação do desemprego referente ao mês de novembro de 2002.

Uma das mudanças na pesquisa é a coleta eletrônica de informações e a inclusão de novos municípios, que foram incorporados às seis regiões metropolitanas pesquisadas (São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife).

Na nova pesquisa, a idade mínimo da população em idade ativa caiu de 15 para 10 anos, e o período de referência para procura de trabalho foi ampliado de uma semana para 30 dias.

Economia Solidária

A criação da Secretaria da Economia Solidária foi anunciada ontem pelo ministro do Trabalho Jaques Wagner, e será dirigida pelo economista Paul Singer. Embora a decisão do governo seja pelo enxugamento da máquina administrativa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, segundo Singer, que quer a secretaria implantada o mais urgente possível. Ainda não há previsão de dotação orçamentária para a nova estrutura.

Paul Singer, disse que vai solicitar à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil que financiem programas de empreendimento solidário, a exemplo do que já faz o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Singer argumenta que os dois bancos têm forte capilaridade, estando presente em todos os municípios do país, o que facilita o acesso das cooperativas.

Voltar ao topo