Pesquisa constata que consumidor confia mais

São Paulo (AE) – O Índice Nacional de Confiança (INC) ACSP/Ipsos, elaborado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que a confiança do consumidor brasileiro aumentou de 126 pontos em julho para 129 em agosto. De acordo com nota à imprensa divulgada pelas instituições, o novo patamar se aproxima do resultado de janeiro, que ficou em 130 pontos, o maior nível da série iniciada em abril de 2005.

O INC mostra que as regiões norte/centro-oeste foram as que apresentaram maior otimismo no período, passando de 139 pontos para 152 de um mês para o outro. Já a região sul é a que registra o patamar mais baixo da amostragem. Embora tenha apresentado melhora, a confiança dos entrevistados da região passou de 109 pontos em julho para 118 em agosto, o nível mais alto desde abril do ano passado. No sudeste, no entanto, houve queda de 128 pontos, em julho para 125, em agosto. No nordeste, houve alta discreta no período, de 126 para 128 pontos.

Analisando os componentes do INC ACSP/Ipsos verifica-se que, embora a maioria dos entrevistados não considere sua situação financeira pessoal boa, há otimismo com relação ao futuro e ao emprego.

O índice resulta de mil entrevistas realizadas em 70 cidades de nove regiões metropolitanas brasileiras. De acordo com as instituições, a margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%

Voltar ao topo