Pequeno empresário aprende a exportar

Empresários de micro e pequenos empreendimentos participam hoje, na Rua da Cidadania do Boa Vista, de palestras do programa Curitiba Exporta. Coordenado pela Curitiba S.A., empresa que executa a política de desenvolvimento econômico do município, o programa atende empreendedores que têm interesse em receber informações sobre comércio exterior e se capacitar para ingressar no mercado internacional.

Durante todo o dia, os participantes assistirão palestras do chamado módulo I, que trabalha as noções básicas do mercado internacional. São abordadas questões do panorama do comércio exterior, noções básicas para exportação e formação de preços. Os participantes poderão conhecer ainda o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); o Exporta Fácil, serviço oferecido pelos Correios; e os programas de apoio aos empreendedores desenvolvidos pela Curitiba S.A.

Caroline Strapasson, coordenadora de Relações de Mercado e Comércio Exterior da Curitiba S.A., diz que a capacitação não beneficia apenas os empresários interessados em exportar, mas também o município. ?As exportações facilitam e promovem o desenvolvimento econômico, geram renda e empregos, ampliam a estrutura industrial da cidade e financiam as importações, que são fundamentais aos países em desenvolvimento?, explica.

O Curitiba Exporta tem como parceiros várias entidades de classe, bancos de fomento e empresas. Para participar do programa o empresário deve contribuir com um quilo de alimento não-perecível. As inscrições podem ser feitas pelos telefones da Curitiba S.A. 3250-7747 e 3250-7750 ou por meio do e-mail curitibaexporta@curitibasa.com.br.

Cronograma

O programa Curitiba Exporta é dividido em três módulos e um ciclo de palestras. Neste ano, suas atividades começaram em abril, inicialmente no Memorial da Cidade e na regional Boqueirão.

Na regional Boa Vista, o programa será desenvolvido até o dia 23 de novembro. O módulo II acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro. Nesta fase, os interessados conhecerão o processo exportador através de palestras sobre Internacionalização da Empresa, Tributos e Benefícios na Exportação, Modalidades de Pagamento, Ferramentas de Comércio Exterior, Balcão de Comércio Exterior.

No módulo II, também é apresentado um caso de sucesso e os participantes recebem atendimento individual para tirar dúvidas específicas de questões relacionadas diretamente às suas empresas.

Na terceira fase, chamada de módulo III, as palestras se concentram em informações específicas de comércio exterior, como marketing internacional, marcas e patentes, logística internacional, práticas no comércio exterior – problemas x soluções, associativismo e financiamentos à produção. O módulo III acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro.

Voltar ao topo