Pela segunda vez em oito dias, banco central dos EUA reduz juros

Washington (Estados Unidos) – O Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, baixou nesta quarta-feira (30) os juros básicos dos Estados Unidos para 3%. A decisão foi tomada pelo Comitê de Política Monetária (sigla em inglês para Federal Open Market Committee), de acordo com o esperado pela maioria dos analistas.

O Fed anunciou a redução de 0,5 ponto percentual na taxa, completando cinco cortes consecutivos desde setembro e o segundo em oito dias.

Em comunicado emitido após a reunião, a autoridade monetária norte-americana justifica a decisão dizendo que "os mercados financeiros continuam sob considerável pressão", que o crédito está mais difícil para negócios e famílias e que espera inflação moderada nos próximos trimestres.

Segundo o Fed, a decisão de hoje, "combinada com as tomadas anteriormente, deverá ajudar à promoção de um crescimento moderado e a reduzir os riscos para a atividade econômica". Apesar disso, na avaliação do Banco Central norte-americano se mantêm os riscos de baixa do crescimento econômico.

De acordo com a nota explicativa do Fed, "o comitê continuará a verificar os efeitos do desenvolvimento das perspectivas econômicas e financeiras e atuará, quando necessário, para enfrentar esses riscos".

Voltar ao topo