Peça exige operação especial no porto

O canal de acesso do Porto de Paranaguá ficou fechado ontem das 6h às 11h. Isso foi necessário para retirar uma peça, construída para a Petrobras, na Ponta do Poço, em Pontal do Paraná. O horário foi escolhido devido a baixa movimentação no porto, que não teve os trabalhos prejudicados. A peça – uma jaqueta de uma plataforma de prospecção de petróleo – possui 125 metros de altura, 66 metros de largura e pesa 6,2 toneladas, levou dois anos para ser construída. Ela foi levada para a área de prospecção da Bacia de Campos, da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Toda uma operação de logística foi montada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Capitania dos Portos e a praticagem para retirar a jaqueta. Além do fechamento do canal, foram deslocadas para o local quatro bóias para ajudar na operação. A peça foi retirada por uma barcaça da Petrobras – com 151 metros de largura – e o auxílio de um rebocador com 55,4 metros de comprimento, sendo levada deitada sobre a barcaça.

Segundo informações da Petrobras, a jaqueta será lançada ao mar e ficará submersa para dar sustentação a construção de módulos, servindo de ligação entre cinco unidades na Bacia de Campos. Ela estará ligada a estas unidades através de dutos, com capacidade de escoar até 750 mil barris de petróleo por dia.

A construção da jaqueta foi realizada pela empresa italiana Techint. Desde 2004, o projeto gerou cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos, dos quais 24% de mão-de-obra local.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.