São Paulo – À vista ou a prazo? Qual a melhor forma de pagamento? Em geral, quem tem dinheiro suficiente para adquirir um bem sem necessidade de pagar de forma parcelada consegue obter um bom desconto. Mas não é tão simples assim. Algumas lojas insistem em dizer que o valor parcelado é a mesma coisa que o pagamento no ato. Será que isso é correto?

continua após a publicidade

?Nas compras à vista, o poder para negociar é maior e o consumidor deve ficar de olho quando o lojista alega que o preço parcelado é o mesmo, pois todo financiamento tem taxa de abertura de crédito e outros custos que não são informados na hora?, explica Maria Inês Dolci, coordenadora jurídica da Pro Teste. ?O consumidor deve tentar obter pelo menos 10% de desconto, pois geralmente os gerentes têm uma margem para negociar e mesmo que aleguem que o valor parcelado é o mesmo que à vista, o consumidor não deve acreditar e sempre negociar?, alerta ela.

?Pechinchar é uma prática absolutamente saudável e muitos consumidores acabam ficando constrangidos em fazer isso, mas não deveriam?, salienta Luís Fernando Moncau, advogado do Idec. ?Estamos acostumados a ver o fornecedor definindo as regras, mas nada nos impede de negociar, conversar e argumentar?, conclui ele.

Ao comprar sapatos, é recomendável ir no final do dia para não correr o risco de comprar calçados que ficarão apertados. ?Nesse horário, os pés estão mais inchados, o que nos fará prestar mais atenção ao conforto que os sapatos proporcionam.?

continua após a publicidade

As mulheres devem ficar atentas ao período menstrual quando há alterações no organismo. ?Isso geralmente influencia no tamanho de roupas, como calças e saias, e a TPM pode provocar mudanças de humor e comportamento, levando a pessoa a comprar errado.?