Paulson pede ação rápida para proteger a economia

Em conseqüência da derrota do pacote de socorro de US$ 700 bilhões ao setor financeiro, apoiado pela administração do presidente George W. Bush, na Câmara dos Deputados, o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, pediu uma ação rápida para proteger a economia dos EUA de prejuízos adicionais.

“Nosso conjunto de instrumentos é substancial, mas insuficiente” disse Paulson aos repórteres no jardim da Casa Branca, onde tinha acabado de se encontrar com o presidente Bush. “Portanto, eu continuarei a trabalhar com líderes do Congresso para encontrar uma forma de prosseguir para aprovar um amplo plano para estabilizar nosso sistema financeiro e proteger o povo americano ao limitar as perspectivas de deterioração adicional na nossa economia”, disse. “Temos muito trabalho a fazer e isto é muito mais importante do que simplesmente deixar acabar.

“Eu estou muito decepcionado com a votação de hoje”, disse Paulson referindo-se à derrota do pacote na Câmara, que levou o índice Dow Jones a registrar a maior queda em pontos de sua história, com 777,68 pontos.

“Estamos experimentando uma turbulência significativa em nossos mercados financeiros nos últimos dias, incluindo o colapso do Washington Mutual e do Wachovia aqui, e a falência de duas grandes instituições financeiras na Europa”, disse. “Os mercados ao redor do mundo estão sob estresse e isso reduz a disponibilidade de crédito do qual dependem as empresas americanas.”