Patrus diz esperar manutenção de recursos do Pronaf para a safra 2015/16

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, deixou o gabinete do titular da Fazenda, Joaquim Levy, afirmando esperar “que seja mantido” o volume de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para a safra 2015/2016, que começa em 1º de julho.

Para o ciclo produtivo que termina em junho o programa tem R$ R$ 24,1 bilhões disponíveis. Patrus evitou, contudo, comentar detalhes da conversa com Levy. Ele deixou a Fazenda afirmando apenas que a reunião é parte dos encontros que pretende ter com todos os ministros “para apresentar o Ministério do Desenvolvimento Agrário”.

Ao ser questionado se também procuraria a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, Patrus disse que sim e que pretende manter o diálogo com ela em função de as pastas terem temas em comum.

Em seu discurso de posse, na semana passada, Patrus defendeu a reforma agrária justificando que o direito sobre a terra não pode ser “inquestionável”. A declaração ocorreu dias depois de Kátia ter dito que não havia mais latifúndio no Brasil – o que causou mal-estar entre os ministros. (Nivaldo Souza e Victor Martins.

Voltar ao topo