Parque Jockey impulsiona empregos

Antes mesmo de entrar em operação, o Parque Jockey Shopping – empreendimento que será construído junto ao Jockey Club do Paraná, no bairro Tarumã, em Curitiba – já começa a gerar empregos. Cerca de dois mil empregos diretos serão criados já na fase de construção, a partir do mês que vem. Ao começar a funcionar, em outubro de 2004, quatro mil empregos diretos e 12 mil indiretos serão criados.

Estudos realizados pelos empreendedores revelam que a área de influência do novo shopping abrange a Região Metropolitana de Curitiba e o Norte de Santa Catarina, atingindo cerca de 3,7 milhões de habitantes. Esta área de abrangência registra um crescimento anual de 2,3%, superior ao nível de crescimento médio do Brasil, de 1,2% ao ano.

Atualmente, em Curitiba o setor de shopping centers gera em torno de 22.600 mil empregos diretos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers. Sozinho, o novo empreendimento promete gerar mais uma quinta parte disso. No setor de vendas de varejo, a maioria dos trabalhadores tem entre 18 e 35 anos, e o posto no comércio foi a primeira oportunidade de trabalho.

A expectativa de crescimento de empregos em shoppings deve aumentar nos próximos anos, já que a capital paranaense tem se tornado alvo dos investidores. “A boa condição socioeconômica de Curitiba e percentual baixo de área bruta locável (ABL) em relação ao número de habitantes são os principais atrativos”, diz João Miranda de Souza Júnior, diretor da Sonae Enplanta.

Entre os principais índices econômicos observados pelos investidores está a renda per capita da população curitibana, que é de R$ 7.995,00 anuais. Estes rendimentos, que equivalem ao dobro da média nacional, fazem a principal cidade do Estado abocanhar 2,4% de todo o consumo nacional, o que corresponde a aproximadamente R$ 18 bilhões ao ano. “A economia forte gera grande demanda entre os consumidores”, complementa Miranda.

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