Parceria é solução para driblar fraco movimento

O movimento nos restaurantes do Paraná caiu entre 10 a 15% no primeiro semestre, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira dos Restaurantes e Empresas de Entretenimento – regional Paraná (Abrasel-PR). Para reverter o quadro desfavorável e evitar o repasse do aumento de custos para os consumidores, a entidade está formalizando parcerias com fornecedores e órgãos públicos. Uma das iniciativas foi a primeira edição da Mini-feira de Fornecedores, um evento de negócios que reuniu 12 empresas prestadoras de serviços, distribuidores de alimentos e bebidas e empresários do ramo gastronômico.

“O objetivo é a profissionalização do setor, ampliar os relacionamentos entre os restaurantes e fornecedores e a divulgação dos serviços oferecidos pela entidade, para que os associados tenham cada vez mais benefícios”, explica o presidente da Abrasel-PR, Bruno Draghi.

De olho em novas oportunidades de negócios, a Frimesa realizou uma degustação da linha de produtos (que inclui queijos, salames, cortes de suínos e laticínios) na feira. Também com uma degustação e exposição de produtos culinários da divisão Food Services, a Nestlé participou do evento. “A idéia é incrementar os nossos negócios, estreitando os relacionamentos com clientes e trazendo novos”, destaca a vendedora Fabíola Fortunato Chudzikiewicz.

Qualidade e preço

Durante o evento, o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo, e o presidente da Abrasel-PR assinaram convênio de apoio técnico aos cursos de capacitação de restaurantes e funcionários para a segurança alimentar que serão realizados mensalmente pela Abrasel-PR. Os 18 participantes do primeiro curso foram diplomados ontem. “Fazemos questão que a responsabilidade pelo manuseio dos alimentos seja cobrada pelos órgãos públicos”, salienta Draghi.

Outra parceria já acertada é com a BR Distribuidora. “Absurdamente, vários restaurantes tem preço diferente para o mesmo produto. O quilo varia de R$ 2,10 a R$ 3,80. Fechamos convênio com a Petrobras a R$ 2,10 para todos os associados e esperamos que isso aconteça com todos os fornecedores”, relata o presidente da Abrasel-PR.

Ele explica que há pouco mais de dois meses, a associação reformulou seu estatuto, em busca de organização para o setor. “Temos 115 associados, mas a meta é chegar a 200 até o final do ano”, informa o presidente da associação. Com a contratação de uma empresa terceirizada de administração e marketing, diversas ações já foram desenvolvidas nesse curto período de tempo, como o lançamento do portal na Internet (www.abraselpr.com.br), que inclui um banco de empregos, espaço para reclamações dos clientes diretamente aos donos dos restaurantes, classificados e notícias do setor.

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