Paraná vai reunir microempresas para baratear cerâmica vermelha

O Paraná vai criar um programa que vai reunir micro e pequenos empresários do setor de cerâmica vermelha para trabalharem em conjunto. O objetivo é lavrar e beneficiar argila destinada à produção final com custos menores. Será a Central de Massa, que deve ser implantada no Paraná até o final do ano, segundo estudos da Mineropar, Sebrae e outras instituições.

A proposta é racionalizar as atividades de lavra, a homogeneização das misturas de argilas e, conseqüentemente, a melhoria dos produtos fabricados.

O Ministério de Ciência e Tecnologia deve arcar com parte das despesas para a instalação da Central de Massas, mas haverá contrapartida das empresas envolvidas. A Central, projetada para a região Centro-Sul do Paraná, está orçada em R$ 5 milhões.

Necessidades

O Paraná tem hoje cerca de 600 micro e pequenas empresas produtoras de cerâmica vermelha, grande parte concentrada na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais, que geram 4.800 empregos diretos, segundo o Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para a Construção do Paraná (Sindicer/PR).

Os empresários e especialistas do setor de cerâmica vermelha do Paraná são unânimes ao apontar as necessidades de investimentos em tecnologia e melhor qualificação de mão-de-obra para competir com produtos de qualidade no mercado.

Segundo o secretário executivo Sindicer/PR, Donizeti Motta, os sindicatos do setor têm feito investimentos pesados no treinamento dos empresários em defesa da qualidade e da produtividade, com sustentabilidade, fator que os força a buscar a qualidade da cerâmica vermelha.

Nas estatísticas do Sindicer, 40% das empresas buscam recursos através dos sindicatos para a sua adequação sustentável junto ao meio ambiente e formação de mão-de-obra, além da qualificação profissional dos administradores.

De acordo com Motta, o atual crescimento da construção civil favorece grandes demandas de produtos e isso faz com que as empresas invistam em melhores equipamentos. ?O Sebrae vem fazendo também um brilhante trabalho junto às construtoras, buscando a redução de perdas e vai iniciar, em 2008, o mesmo trabalho com as lojas de materiais de construção?, explica.

Voltar ao topo