Paraná terá safra recorde de trigo em 2003

O trigo bate recorde de produtividade no Paraná. A estimativa da produção estadual da safra 2002/03 será a maior desde 1990. A previsão, que em setembro era de 2,70 milhões de toneladas, foi revista e deve chegar a 2,88 milhões. “Se as expectativas se confirmarem, bateremos recorde este ano”, comemora o secretário da Agricultura, Orlando Pessuti.

O rendimento médio conseguido pelo Paraná está avaliado em 2,4 toneladas por hectare. De acordo com o engenheiro agrônomo Otmar Hübner, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), esses dados indicam a superação do rendimento de 2,09 toneladas por ha obtidos em 2001.

As boas condições climáticas favoreceram a alta taxa de produtividade. Além disso, fatores como a renovação do material genético, o melhoramento das condições do solo e o elevado nível tecnológico das propriedades contribuíram para o aumento desses índices.

O trigo é o principal produto de inverno e o grão mais rentável na região. Atualmente, o Paraná representa 55% da safra nacional, seguido do Rio Grande do Sul, com 36% da produção total. Segundo Hübner, os produtores de grãos esperavam que o bom resultado criasse estímulos para a retomada do desenvolvimento da triticultura estadual. “Porém, o mercado não está satisfazendo as expectativas desses produtores, que já falam até em redução de área para as safras seguintes”, pondera.

Voltar ao topo