Paraná tem cinco cidades ótimas para fazer negócios

Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Curitiba conquistou o título de Melhor Cidade Brasileira para Negócios. O ranking é da revista Exame, em parceria com a empresa de consultoria Simonsen & Associados, que analisou 253 municípios com mais de cem mil habitantes. Outras quatros cidades paranaenses – Londrina (16.ª), Maringá (30.ª), Cascavel (57.ª), e Pinhais (78.ª) – também foram destaques, ficando entre as cem melhores cidades para negócios.

O diretor da Simonsen & Associados, Antônio Cordeiro, disse ontem que desde 1995 as empresas vêm buscando melhores práticas para desempenho. “E os municípios também poderiam ter essa oportunidade e seguir metas”, acrescentou. Segundo o consultor, a pesquisa publicada na Exame analisou os municípios sob a ótica das empresas e dos cidadãos. E esses resultados, garante, coloca Curitiba em evidência, despertando o interesse de muitos investidores, principalmente dos setores de telecomunicação e transmissão de dados, alimentício e de infra-estrutura.

Resultados

Com 1,6 milhão de habitantes, Curitiba é destaque por oferecer alguns dos melhores indicadores sociais entre os municípios brasileiros – cerca de 42% dos domicílios são da classe A e B, contra uma média brasileira de 22,2% -, pela qualidade de vida e seus habitantes e pela infra-estrutura urbana. Além disso, a cidade apresenta um alto potencial de consumo, cerca de US$ 6,6 bilhões anual – 2% do total do País -, com US$ 3,8 mil per-capita, sendo maior que a média nacional. A cidade possui cerca de 50 metros quadrados de área verde por habitante e a taxa de analfabetismo aproxima-se cada vez mais de zero, com menos de 1% da sua população. No turismo, Curitiba ultrapassou, nos últimos cinco anos, Foz do Iguaçu, registrando só em 2002 uma marca de 1,5 milhão de visitantes, consolidando-se com a cidade do Paraná mais visitada.

Crescimento

Mas a pesquisa aponta também alguns desafios que devem ser superados pelos administradores. Curitiba possui vários bolsões de pobreza – 8% da população vive em 262 áreas de ocupação irregular. O aumento da criminalidade também preocupa, pois em dois anos, de 1999 e 2001, o número de mortes violentas cresceu 26,9%.

Para o prefeito Cássio Taniguchi, o resultado da pesquisa mostra que Curitiba foi planejada para ser e está se consolidando como um pólo de geração de oportunidades. “Uma cidade só pode ser referência se tiver qualidade de vida e bom atendimento do poder público aos seus cidadãos. Curitiba foi planejada para ser assim e por isso conquista novamente o reconhecimento nacional”, afirmou Cássio.

Ele destaca que a cidade vem buscando uma nova vocação econômica, na área de tecnologia. Isso se consolidou com a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft no centro da capital. Taniguchi anunciou que para gerar mais investimentos no setor, o município está dando isenção de Imposto Sobre Serviço (ISS) para empresas que investirem em tecnologia. “É o que eu chamo de ganho a ganho, pois irá investir aqui e, em conseqüência, são gerados mais empregos e oportunidades”, explicou o prefeito.

O governador Jaime Lerner colou o destaque de Curitiba na pesquisa da Exame a acontecimentos dos últimos meses, como a conclusão da rede de saneamento básico, que irá atender 75% da cidade com coleta de esgoto. Além disso, a inauguração no NovoMuseu e investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que possibilitaram novos avanças para capital.

Turismo aumenta participação

A participação do turismo no PIB da cidade saltou de 5% para 7% neste ano, uma marca que só era esperada para 2007. A rede Accor, líder mundial do setor hoteleiro, já tinha descoberto esse potencial há quase 10 anos, quando foi inaugurado o primeiro hotel do grupo na cidade. Hoje Curitiba perde apenas para São Paulo em número de unidades da rede. São 8 hotéis e mais de 1,3 mil apartamentos, incluindo um hotel da bandeira Ibis próximo ao aeroporto Afonso Pena, em Sâo José dos Pinhais.

Os planos de expansão seguem o ritmo do crescimento da região. No próximo ano será inaugurado mais um Íbis, no bairro Batel, e outro Pathernon, em São José dos Pinhais. “A consolidação do pólo automotivo na grande Curitiba foi decisivo para a chegada desses novos investimentos”, afirma o gerente de marketing da Accor, Tony Sando.

Outras redes importantes também estão pegando carona no crescimento econômico da cidade. A Atlântica, segunda maior no mundo hoteleiro, também deve inaugurar nos próximos meses uma unidade da bandeira Comfort na Avenida Visconde de Guarapuava. Na região metropolitana está sendo construído o Sol Inn Graciosa, da rede Meliá, no município de Quatro Barras.

“O resultado mostra que Curitiba foi planejada para ser e está se consolidando como um pólo de geração de oportunidades”, disse na tarde desta terça-feira o prefeito Cassio Taniguchi. “Uma cidade só pode ser referência se tiver qualidade de vida e bom atendimento do poder público aos seus cidadãos. Curitiba foi planejada para ser assim e por isso conquista novamente o reconhecimento nacional”, afirmou Cassio.

Voltar ao topo