Paraná pretende retomar incentivo à pesca

O secretário especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, visitou ontem o litoral do Paraná, com a missão de coletar sugestões para o Plano Nacional de Aqüicultura e Pesca que será implementado em todo o País a partir de 2004. Pela manhã o secretário tomou café da manhã com o governador Roberto Requião, que se mostrou disposto a retomar o programa estadual de incentivo à pesca e aqüicultura no Paraná. Fritsch informou que este ano vai percorrer o País, para ouvir sugestões das lideranças de pescadores. “Este ano, a pasta está sem recursos, por isso as ações serão restritas ao debate”, justificou.

O secretário lembrou que o programa nacional será submetido ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que deverá financiar iniciativas nessa área. Ele destacou que as sugestões serão aceitas na medida que levem em conta projetos de sustentatibilidade social, econômica e de meio ambiente, de acordo com a recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, Fritsch participa de uma audiência pública com pescadores artesanais do litoral do Paraná, onde vai ouvir as dificuldades e sugestões do setor.

Pelo potencial que o Paraná apresenta na exploração da criação de peixes, Fritsch disse que quer promover um seminário nacional para discutir o setor. Prometeu ainda que fará uma segunda visita ao Estado, especificamente às regiões Oeste e Norte, onde se concentram as criações de peixe de água doce.

Requião informou que o Paraná tem condições de investir recursos do Fundo de Desenvolvimento do Estado (FDE) para financiar projetos e alavancar o setor da pesca no Estado. Para isso, sugeriu ao reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Carlos Augusto Moreira Júnior, presente no café da manhã, uma parceria com o governo do Estado. Segundo o governador, o Centro de Biologia Marinha, da UFPR, instalado em Pontal do Sul, pode ser transformado em Centro de Alevinagem de Maricultura (ostras, mariscos e camarão), cuja produção deve ser utilizada para repovoar a Baia de Paranaguá.

Durante o encontro, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, exibiu um vídeo elaborado pela Emater-PR, que aborda o sistema da produção de peixes no Paraná. Segundo o secretário, a produção de peixes de água doce está estabilizada em 17.500 toneladas, desde 1999, com uma produtividade bastante baixa. Pessuti salientou que há interesse de investidores no setor, mas para isso é preciso rever a legislação imposta pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IBAMA), cujas portarias restringem iniciativas na aqüicultura de água doce.

Pessuti lembrou que a aqüicultura desponta como alternativa para o aumento da produção de pescados no Paraná. Segundo ele, há uma demanda para o consumo de peixes no Estado que vem sendo atendida por importações do produto. Para se ter uma idéia, no ano 2.000, o Paraná importou 12.457 toneladas de pescados e para isso desembolsou quase US$ 10 milhões.

Voltar ao topo