Paraná lidera pagamento de abono salarial aos trabalhadores no Sul

No Paraná, dos 965.813 trabalhadores que têm direito ao recebimento do abono salarial, no valor de R$ 415, do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep), 930.178 já solicitaram o benefício.

O Paraná é o Estado da região Sul onde os trabalhadores mais sacaram o abono, alcançando 96,31% de cobertura. No entanto, o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, João Graça, ressalta que 35.635 trabalhadores ainda não sacaram o benefício e salienta que o prazo termina no final de junho.

Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número do PIS ou do Pasep e a carteira de identidade em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (trabalhadores celetistas) e do Banco do Brasil (servidores).

Para receber o benefício, o trabalhador deve comprovar que trabalhou com carteira assinada ou tenha sido nomeado em cargo público durante pelo menos 30 dias no ano-base (2006) por empregadores contribuintes do PIS/Pasep (empregadores cadastrados no CNPJ) e que tenha recebido em média até 2 (dois) salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado.

Os beneficiários do abono são identificados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), declarada anualmente pelas empresas. ?Por isso é fundamental que todas as informações referentes aos funcionários estejam corretas, pois erros podem prejudicar os trabalhadores na hora de sacar o abono?, afirma Graça.

Serviço

Aqueles que não sabem se têm ou não o direito de receber o abono, podem comparecer na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), junto à Seção de Emprego e Salário (SES) para sanar dúvidas. A SRTE/PR fica na Rua José Loureiro, 574, Centro, Curitiba. Mais informações pelo telefone 41-3219-7734. 

Voltar ao topo