Paraná ganha 60 mil novas empresas em 18 meses

O número de empresas instaladas no Paraná nos últimos 18 meses chegou a 60 mil, segundo dados divulgados ontem pela Junta Comercial do Estado. A empresa símbolo da marca é a Transportadora 7 Estrelas Spoller, que será inaugurada pelo governador Roberto Requião no próximo dia 4, em Londrina.

“A posição geográfica de Londrina é estratégica para o nosso mercado. Mas o decreto assinado pelo governador Requião, que difere 6% dos 18% do ICMS cobrado nas operações dentro do Estado foi fundamental para a nossa escolha”, afirma José Antonio Zanutto, diretor da empresa. Além do benefício nas operações internas, acrescenta, a Spoller está sendo auxiliada pelo programa “Bom Emprego”, que dilata em 96 meses o pagamento de parte do imposto, da Secretaria da Indústria e Comércio.

A transportadora é mais um empreendimento da fábrica de cerveja Spol-ler, que já vem produzindo a bebida em caráter experimental também em Londrina e que mantém uma distribuidora no município vizinho de Ibiporã.

A Spoller é uma empresa que iniciou suas atividade em Ourinhos (SP), onde produz a tradicional cachaça Oncinha. Agora, com a produção de cerveja em Londrina, está transferindo a maior parte de suas atividades para o Paraná. Segundo a empresa, a transferência ocorre em função dos incentivos oferecidos pelo governo do Estado.

Crescimento

Com a inauguração da transportadora de bebidas, a Spoller pretende lançar sua cerveja em todo o País. Outra meta é passar a produzir a cachaça Oncinha, uma das maiores do País no setor, também em Londrina. Além disso, a transportadora vai distribuir os refrigerantes Cini, fabricados em Curitiba, em todo Norte do Paraná e Sul de São Paulo.

Segundo o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maito Filho, o número de empresas industriais, comerciais e de serviço registradas nos últimos 18 meses no Estado é um recorde. “O resultado de 2003, por exemplo, foi 12% superior ao verificado no ano anterior”, compara.

Título

Além de inaugurar a transportadora, o governador Roberto Requião recebe no mesmo dia o título de “Amigo da Pequena e Média Empresa do Paraná”, outorgado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Na solenidade também serão homenageados com medalhas de honra ao mérito os pioneiros industriais de Londrina.

Voltar ao topo