Paraná e Canindeyu preparam parceria

O governo paranaense e a província paraguaia de Canindeyu vão adotar uma política de cooperação e intercâmbio para o setor agroindustrial. A parceria começou a ser discutida ontem, em reunião realizada na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que envolveu o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, e uma comitiva de 16 representantes do governo de Canindeyu, chefiada pelo Secretário de Estado e Cultura da Província, Elba Aguirre de Silveira.

Para reforçar as negociações, uma comitiva paranaense deve visitar a província paraguaia nos próximos meses. Segundo Pessuti, o intercâmbio de técnicos é uma da prioridades do acordo. “Vamos agir de forma conjunta no controle de zoonoses, na preservação ambiental, no manejo do solo e dos recursos hídricos”, adiantou Pessuti. Durante a reunião, também foi levantada a importância da cultura da soja para o desenvolvimento integrado do Brasil, do Paraguai e também da Argentina. “Esses três países juntos produzem mais que os EUA, mas, mesmo assim, ainda estamos dependentes da política reguladora deles”, disse Pessuti que sugeriu a criação de uma bolsa da soja para o Mercosul. “A produção é nossa, as iniciativas de mercado também deveriam ser.”

Elba Aguirre, representante do governador de Canindeyu, Hector Galeano, mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião. “Vou embora satisfeito esperando a comitiva do governador Requião”, disse.

Voltar ao topo