Paraná discute integração hidroviária em Rosario

A integração hidroviária dos estados que compõem o Codesul e as províncias limítrofes argentinas foi um dos temas discutidos pelo governador Roberto Requião durante a reunião realizada em Rosario, na Argentina, na última sexta-feira (27). Requião recebeu do governador da província de Santa Fé, Jorge Obeide, o título de Cidadão de Honra, uma homenagem em reconhecimento à sua atuação na defesa da integração da região.

Requião foi o primeiro conferencista do evento, representando o Codesul. Representantes dos dois países avaliaram as alternativas para promover a integração hidroviária dos estados do Codesul com províncias argentinas utilizando os rios Paraná e Iguaçu e o Pantanal. A reunião contou ainda com a participação de representantes dos estados do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

“O melhor caminho para promover a integração dos países do Mercosul é aprofundando as relações entre os estados do Sul com as províncias argentinas. A integração dos países é feita a partir da integração regional”, avaliou o governador do Paraná. Ele disponibilizou técnicos paranaenses para aprofundar as discussões sobre o tema.

Segundo Requião, a utilização dos rios e do pantanal para o transporte de cargas e passageiros pode ser um mecanismo a mais para estimular a integração de forma efetiva. Rios navegáveis em sua maior parte marcam as fronteiras entre Brasil e Argentina, daí a importância de serem discutidas formas para incentivar a integração por meio da navegação.

Transgênicos

O governador retorna ao Estado hoje e, amanhã, terá um encontro com a vice-governadora da província francesa da Bretanha, Pascale Loget. Assim como o Paraná, a região da Bretanha está em campanha para tornar-se área livre de transgênicos.

Pascale Loget estará no Paraná para conhecer todo o processo de produção da soja paranaense, do plantio ao embarque para exportação no Porto de Paranaguá. Além disso, será realizado um seminário com agricultores de todo o Estado para apresentar a proposta francesa de compra da produção e expor as vantagens de optar pela soja convencional.

Pascale irá ao Porto de Paranaguá, onde será recebida pelo governador Roberto Requião, para conhecer o processo de fiscalização e certificação da soja realizado pelo Governo do Paraná. Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a delegação francesa irá a Ponta Grossa, no silo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e também para Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, visitar produtores de soja convencional. O Centro Paranaense de Agroecologia, implantado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também está no roteiro da vice-governadora.

Voltar ao topo