Paraná barra entrada de soja transgênica

A partir da semana que vem, quando entrará em vigor a Resolução 23/2002, da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, só poderão entrar no Estado lotes de soja-semente com laudo negativo de análise de transgeníase, emitido por laboratório oficial com Certificado de Qualidade de Biossegurança (CQB).

A resolução exige a apresentação do documento nas 29 barreiras fitossanitárias interestaduais e nos estabelecimentos comerciais especializados, junto com a nota fiscal e o certificado ou atestado de garantia já obrigatórios.

O dispositivo é uma iniciativa do secretário da Agricultura, Deni Schwartz, para impedir o ingresso de novos lotes de soja-semente ilegal no Paraná. “Tivemos problemas este ano, mas aprendemos com eles e não vamos permitir que o episódio volte a se repetir”, disse Deni.

O secretário referiu-se às denúncias de plantio de soja clandestina no Estado, confirmadas pelo Departamento de Fiscalização (Defis) da Secretaria da Agricultura após análise em laboratório. “De modo algum vamos permitir que a qualidade da nossa produção seja colocada em risco”, garantiu Deni.

De acordo com dados do setor de Defesa Sanitária Vegetal (DSV) da Secretaria da Agricultura, menos de 20% da soja-semente utilizada no Paraná vem de fora do Estado. Nesta safra, o produto vindo de fora ficou em torno de 500 mil sacas de 50 quilos. O plantio total da safra exigiu 3 milhões de sacas.

Voltar ao topo