Paraná amplia mercado com o México

A entrada em vigor do Decreto 53, do governo do México, que estabelece alíquota zero, ou dá descontos substanciais sobre a alíquota de importação e exportação de cerca de 700 produtos entre o Brasil e o México, deverá incrementar o comércio entre os dois países. A nova legislação começa a vigorar nesta sexta-feira (2 de maio) e incide sobre produtos químicos, alimentos, tecidos, equipamentos e diversos tipos de matérias-primas, tornando a troca comercial com aquele país uma alternativa .

De olho neste importante mercado consumidor, a Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, através de sua Coordenadoria de Negócios Internacionais, promoveu a divulgação do Paraná junto a órgãos governamentais, bancos e entidades que congregam empresários, além de instituições como o Conselho Empresário da América Latina e Associação Ibero-americana de Câmaras de Comércio.

Em todas as visitas, foram expostos os incentivos fiscais já aprovados pelo governo do Estado e a infra-estrutura disponível para instalação de novas indústrias, além do interesse mútuo de ampliação das relações comerciais. “Quase todos mostraram-se impressionados com a nossa iniciativa de abertura para negócios, pois já fazia muito tempo que não eram procurados com tais propósitos”, explicou o coordenador Antonio Rapetti.

Química

Uma das áreas de maior interesse mútuo é a da indústria química. Durante reunião com o Sindicato Químico Mexicano, alinhavou-se a possibilidade da instalação de uma indústria em solo paranaense, com produção voltada ao mercado sul-americano.

A coordenadoria está desenvolvendo material específico respondendo às principais dúvidas dos mexicanos sobre o Paraná. Principais produtos, logística, informações sobre negócios em geral, pólos produtivos estarão compilados em folhetos que serão enviados a todas as entidades visitadas e outras.

“O objetivo é dar continuidade aos contatos estabelecidos e transformá-los em oportunidades de negócios para os paranaenses, inclusive organizando missões comerciais”, conclui Rapetti.

O México é um país com 102 milhões de habitantes, distribuídos por 31 estados e um Distrito Federal. O salário mínimo vigente é de 131 dólares e as principais atividades econômicas são a agricultura, pecuária, mineração e indústria.

Voltar ao topo