Paraguaios fazem negócios no Paraná

O governador Roberto Requião recebeu ontem a comitiva de empresários e representantes do governo do Paraguai, que permaneceram dois dias no Paraná para rodadas de negócios e visitas às empresas locais. A comitiva e o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luiz Guilherme Mussi, consideraram extremamente positivo o resultado. “Já fechamos contratos de U$ 1,5 milhão, mas estes números devem chegar a U$ 5 milhões até o final deste ano”, calculou Mussi.

O secretário disse ainda que a relação natural de integração entre o Paraná e o Paraguai deve, a partir destes encontros, se tornar ainda mais próxima e próspera. “Esta é a primeira de uma série de rodadas de negociação que vamos promover com o Paraguai e com os demais países do Mercosul”, anunciou.

Resultados

A rodada de negócios somou quase 120 reuniões no primeiro dia de encontros da comitiva paraguaia com o empresariado do Paraná. Alguns negócios foram concretizados, como é o caso do contrato feito pelo presidente da União dos Industriais da Cana e do Álcool do Paraguai, Cesar Rodriguez, para a importação de cachaça de Morretes, no valor de U$ 560 mil.

Também há negociações em curso para a compra de açúcar, móveis e serviços, e foi assinado um convênio técnico pelo governo do Paraná para o repasse de tecnologia para o Paraguai, através do Tecpar. Outros segmentos com potencial para negócios são os de serviços, papel e papelão, embalagens, cereais, construção civil, metalurgia, fertilizantes, móveis e madeira, bebidas e trigo.

“Os negócios demandam tempo e este encontro foi o início da concretização de uma série de contratos que devem ser firmados entre o Paraguai e o Paraná”, disse Raul Baginski, presidente do Fórum Brasil, uma entidade privada que congrega empresários dos dois países, com sede em Assunção, Paraguai, e que foi uma das patrocinadoras da rodada de negociações.

O contato com o governo do Estado e com o empresariado paranaense também foi visto com otimismo pela presidente da União Industrial do Paraguai, Guillermo Stanley. Ele considera o momento político paraguaio importante para o fortalecimento das relações comerciais entre o Paraná e o Paraguai. “O governo paraguaio está investindo numa nova política de desenvolvimento e tem interesse em aprofundar as relações com os países do Mercosul, em especial o Brasil”, afirmou.

Voltar ao topo