Avaliação

Para Tombini, PIB confirma que a recuperação é gradual

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, avalia que os números apresentados mais cedo sobre o desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre de 2012 confirmam que o avanço da atividade tem sido “bastante gradual”. “O crescimento do PIB, conforme dados das contas nacionais divulgados hoje pelo IBGE, confirma que a recuperação da atividade econômica tem sido bastante gradual”, avaliou em nota distribuída nesta sexta-feira pela instituição.

A confirmação de uma economia em ritmo lento dá respaldo à estratégia do BC que tem reduzido o juro básico da economia desde agosto do ano passado e levou a taxa básica, Selic, para o menor patamar da história nesta semana: 8,50% ao ano.

Na nota, o presidente do BC afirma que a demanda doméstica “continuou sendo o principal suporte da economia”. “Com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda”, cita. Além de ressaltar a evolução do consumo interno, o presidente do BC também disse que “os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira”.

Neste cenário, o presidente do BC prevê que “mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste ano”.