Para Tombini, fluxo de entrada de capital está intenso

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, admitiu hoje que os fluxos de entrada de capital no mercado doméstico brasileiro estão “intensos”. Ele fez o comentário ao ser questionado por jornalistas se a atitude do governo de manter a Selic (taxa básica de juros) relativamente em alta, em comparação com a de outras economias emergentes, não favorece a entrada expressiva de fluxo de capitais no mercado brasileiro.

Tombini explicou que elevar os juros no Brasil faz parte de uma estratégia mais abrangente, por parte do governo, de combate à inflação. “Precisamos atuar em várias frentes. A questão da política monetária, que tem sido ajustada, vai contribuir de forma decisiva para trazer a inflação para a meta.”

“Em relação aos fluxos de capitais, que estão intensos e que têm entrado com alta velocidade em economias emergentes como a brasileira, o tratamento tem de ser particular, como o Brasil vem fazendo, buscando moderar o ingresso destes fluxos”, detalhou. Ele acrescentou que, dentro da estratégia abrangente de combate à inflação, por parte do governo, também estão outras ideias além de alta de juros, como medidas macroprudenciais e bons resultados na consolidação fiscal.

“Temos de continuar trabalhando para que a inflação convirja para o centro da meta em 2012. Em 2011 certamente ficará dentro, compatível com o regime de metas de inflação, de 4,5%, com dois pontos de margem de tolerância. Então vai ficar dentro desta margem de tolerância”, ressaltou o presidente do BC. “O Banco Central tem adotado suas políticas, tem comunicado (suas políticas) à sociedade. Precisamos fazer um esforço para trazer de fato com consistência e com segurança a inflação no Brasil, a inflação ao consumidor, para o nível de 4,5% em 2012”, resumiu.

Combustíveis

O presidente do Banco Central foi questionado hoje sobre uma possível estratégia do governo de formular medidas que possam manter os preços dos combustíveis em baixa, como forma de combater o avanço da inflação no varejo. Sem dar detalhes sobre a atuação do governo neste sentido, Tombini comentou ser favorável a toda a ajuda que se puder ser realizada no combate à inflação.

“Qualquer contribuição de inflação sendo reduzida a nível setorial ajuda o processo”, afirmou. Quando foi questionado se já ocorre no governo uma movimentação para reduzir o preço da gasolina, e assim ajudar a manter em baixa a inflação percebida pelo consumidor, Tombini afirmou apenas que os recuos de preços nos combustíveis são relevantes no combate à inflação.

“Estas quedas de preços são importantes, ajudam, não fazem totalmente o trabalho, mas são informações importantes que vamos levar em consideração e certamente vão repercutir na inflação ao consumidor”, afirmou. Ele participa do seminário sobre metas de inflação, que está sendo realizado hoje no Rio de Janeiro, promovido pelo BC.

Voltar ao topo