Para ministro da Agricultura, País deve ter a maior colheita da história

Brasília – Os produtores agrícolas devem ter "a maior colheita da história", na safra de grãos 2007/2008, com aumento de 3,1% na produção de grãos, em relação à safra anterior.

A previsão é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que divulgou nesta terça-feira (8) o quarto levantamento sobre a produção agrícola, realizado no mês passado por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ele acrescentou, contudo, que a manutenção do quadro depende das condições climáticas das próximas semanas, uma vez que algumas lavouras estão em fase de floração e frutificação, quando não pode faltar chuva. Segundo o ministro, de modo geral, todos os produtos mantêm boas performances, em especial o milho, a soja e o algodão, mas a oferta de feijão será 2,1% menor.

Stephanes ressaltou, porém, que apesar do aumento da produção, os agricultores sabem que terão mercado, porque "há excesso de demanda por alimentos no mundo, principalmente nos países asiáticos, e esse é um comportamento que veio para ficar".

O ministro afirmou que a soja mantém a liderança entre os grãos, com produção estimada de 58,2 milhões de toneladas, seguida pela perspectiva de 53,4 milhões de toneladas de milho e de 11,9 milhões de toneladas de arroz. Em termos percentuais, o maior aumento em relação à safra passada será na colheita de trigo, que deve evoluir de 2,233 milhões para 3,831 milhões de toneladas, com crescimento de 71,5%.

Reinold Stephanes também anunciou a primeira estimativa para a produção brasileira de café em 2008, que deve ficar entre 41,3 e 44,2 mil sacas de 60 quilos de café beneficiado. Haverá, portanto, crescimento mínimo de 22,4% em comparação com a safra anterior, que foi de 33,740 mil sacas. A maioria, em torno de 76%, de café arábica, de melhor qualidade, e o restante de café robusta, também conhecido como conilon.

Voltar ao topo