Para instituto tucano, pacote do governo é bomba relógio

O Instituto Teotônio Vilela (ITV), braço de formulação política e econômica do PSDB, divulgou nota nesta terça-feira criticando o pacote de medidas de estimulo econômico divulgado ontem pelo governo federal. Para o instituto, o governo da presidente Dilma Rousseff insiste em usar um modelo exaurido, que repete a receita de outros seis pacotes de incentivos econômicos lançados desde 2008 pela gestão petista.

“A simples repetição de medidas, novamente baseadas em redução de tributos e expansão de crédito para o setor automotivo, sugere que a receita da massa está desandando”, diz a nota. “Exaurido, o caminho que o governo busca novamente trilhar pode, na melhor das hipóteses, nos conduzir a lugar nenhum. Na pior, pode nos precipitar de vez no abismo.”

O ITV compara o cenário econômico atual ao vivido entre 2008 e 2009, quando medidas semelhantes foram lançadas para estimular a venda de automóveis. Para o instituto tucano, naquele momento havia uma dose elevada de consumo reprimido, o que já não ocorre mais. “Se, três anos atrás, o cidadão brasileiro ainda tinha desejos de consumo reprimidos, hoje muito do que gostaria de comprar já o foi. Isso é mais verdadeiro notadamente quando se trata de bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos.”

A expressão “bomba relógio” foi usada para descrever as medidas que, segundo a nota, estimulam “o risco do aumento da inadimplência.” “Em um ano, o calote no financiamento de veículos praticamente dobrou, para 5,7%”, pontuou.

Pibinho

O instituto aproveitou para alfinetar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em sua administração prometeu o “espetáculo do crescimento.” “Tudo caminha para que ela (a presidente Dilma) entregue, neste ano, mais um pibinho, ao invés do espetáculo de crescimento que os petistas sempre prometeram.”