O gerente executivo da Unidade de Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca, avaliou hoje que a Sondagem Industrial de maio, divulgada hoje, indica que a produção industrial tem conseguido acompanhar o aumento da demanda, o que retira o preocupação com pressões para aumento de preços. Isso porque os estoques se ajustaram e ficaram dentro do planejado pelas empresas e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou dentro do usual para o mês. O indicador que mede o estoque efetivo com relação ao planejado ficou em 49,7 pontos em maio, ante 48,7 pontos registrados em abril. Quanto mais perto de 50 pontos, mais ajustados estão os estoques.

continua após a publicidade

O indicador de utilização da capacidade instalada ficou em 50,3 pontos em maio, ante 50 pontos em abril. Isso indica que o Nuci está dentro do usual para o período, após ter ficado acima do normal no mês de março (54 pontos).

Fonseca destacou que os empresários continuam apostando no mercado doméstico para ampliar suas compras de matérias-primas. A indústria estima que a demanda interna continuará aquecida nos próximos seis meses, enquanto é esperado um leve aumento das exportações. A Sondagem Industrial de maio foi feita com 1.275 empresas, entre 31 de maio e 22 de junho de 2010.

continua após a publicidade