Pão de Açucar compra o Sé

São Paulo (AE) – A compra da rede Sé Supermercados deve consolidar a liderança do Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição, CBD) no mercado brasileiro. No ano passado, pela segunda vez consecutiva, o Pão de Açúcar foi considerado a maior empresa do setor, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O faturamento chegou a R$ 9 857 bilhões, o que corresponde a 13,6% do mercado, mas ficou bem próximo do segundo colocado, o Carrefour, que registrou R$ 9,236 bilhões, ou 12,7% do mercado. Com a compra da rede do grupo português Jerónimo Martins a diferença entre as duas empresas subirá de R$ 620,8 milhões para R$ 1,664 bilhão – levando-se em conta o faturamento de R$ 1,043 bilhão obtido pelo Sé em 2001, valor equivalente a 1,4% do mercado, segundo a Abras. Com a aquisição, a CBD deterá exatos 15% de participação no País. Com isso, a concentração de mercado que já vem se desenhando há quase cinco anos, irá se acentuar. O Sé ocupa o sétimo lugar no ranking da Abras.

Voltar ao topo