Palocci anuncia equipe no Ministério da Fazenda

O futuro ministro da Fazenda, Antonio Palocci, anunciou ontem sua equipe de assessores, entre eles Jorge Rachid para titular da Secretaria da Receita Federal. Rachid é o atual secretário-adjunto da Receita, comandada por Everardo Maciel. Segundo Palocci, a escolha dos secretários não foi baseada em uma escola de pensamento econômico. Palocci disse que buscou a diversidade dentro de objetivos comuns.

Para a Secretaria Executiva do Ministério foi indicado Bernard Appy, sócio da consultoria LCA Consultores e muito ligado ao economista Luciano Coutinho. Nos últimos anos Appy tem discutido muito a criação de políticas industriais para o Brasil e é especializado em análises macroeconômicas.

O secretário-executivo adjunto será Arno Agustin, que era secretário de Finanças no governo de Olívio Dutra. Segundo Palocci, ele vai ajudar a discutir questões relacionadas a finanças estaduais.

Segundo o futuro ministro, a indicação de Rachid foi feita dentro da idéia de “valorizar o pessoal da casa”. Palocci confirmou Joaquim Levy, chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento e ex-funcionário do Fundo Monetário Internacional (FMI), para a Secretaria do Tesouro Nacional, e o economista Marcos Lisboa para a Secretaria de Política Econômica.

O futuro ministro disse que Lisboa é um dos grandes formuladores de política no Brasil. Hoje ele é diretor da Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio e fez trabalhos relacionados à área social, como a relação do aumento da desigualdade social com o aumento da criminalidade. Palocci indicou para a Secretaria de Assuntos Internacionais o professor da Unicamp Otaviano Canuto, especializado em economia internacional, principalmente em comércio e finanças.

– Otaviano é economista bastante conhecido no meio acadêmico e de capacidade reconhecida em assuntos de relações internacionais. Por fim, Palocci indicou o jornalista Edmundo Oliveira para uma nova área a ser criada, relacionada com tecnologia. O jornalista Marcelo Netto será o assessor de comunicação do Ministério da Fazenda.

Voltar ao topo